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    Venda de música em Portugal volta a cair

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    Venda de música em Portugal volta a cair Empty Venda de música em Portugal volta a cair

    Mensagem por Xplode-Radio Ter Mar 15, 2011 1:50 pm

    Venda de música em Portugal volta a cair

    As vendas de música em Portugal revelaram uma nova descida de facturação de 18 por cento no ano passado, menos dois milhões de euros, comparando com 2009, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), escreve a agência Lusa.

    De acordo com o levantamento de mercado que a AFP realiza anualmente, as editoras discográficas facturaram no ano passado 30,4 milhões de euros com a venda de música em formato físico e digital, através vendas de CD, vinis e descarregamentos pagos pela Internet.

    Em 2009 esta facturação tinha atingido os 32,8 milhões de euros, contra 39,9 milhões de euros em 2008 e 44,5 milhões de euros em 2007. Estes números revelam uma perda consecutiva nos últimos anos.

    Do total facturado em 2010, 25,4 milhões de euros são relativos à venda de álbuns, correspondente a pouco mais de 5 milhões de exemplares (menos 571 mil do que em 2010).

    O segmento que registou uma ligeira subida foi o do vinil, mais 3.991 unidades vendidas que no ano passado, em que duplicaram as vendas relativamente a 2009. Em 2010 foram comprados 14.127 vinis contra 10.136 em 2009.

    No que toca ao mercado digital, que entre 2008 e 2009 registou uma quebra de 26 por cento - a única registada no mercado comunitário europeu e mercado associado - voltou a descer 11,3 por cento em 2010, segundo os dados da AFP.

    Relativamente a repertórios, a venda dos artistas nacionais é ligeiramente superior aos internacionais, respectivamente, 35,5 por cento e 34,6 por cento do total vendido. Em terceiro lugar surgem as compilações (27,3 por cento) e em quarto o repertório clássico (2,44 por cento).

    A Universal Music volta a ser a editora que mais facturou com as vendas de música, com uma quota de 24,2 por cento do mercado nacional.

    À Universal segue-se a Farol (16,3 por cento) e em terceiro a Sony Music (15,9 por cento), seguida de muito perto pela EMI Music (15,2 por cento).

    Vidisco (11,8 por cento), Espacial (8,1 por cento), iPlay (6,0 por cento), Warner Music (1,3 por cento) e Ovação (0,8 por cento) dividem o restante mercado.

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